Dicas

Dicas de Nutrição


Para manter o equilíbrio dos 5 sentidos

Todos sabem que um prato balanceado e rico em vitaminas, minerais e proteínas é ideal para quem quer manter corpo e mente saudáveis. O que muita gente não sabe é que cada nutriente tem um papel importante, não apenas na dinâmica de nosso organismo, mas também na proteção ou melhoria do funcionamento dos cinco sentidos. Estudos indicam que a nossa alimentação pode ajudar na prevenção de problemas como perda de audição, doenças oftalmológicas, melhorar o paladar, tato e olfato, além de estimular as sensações.

Conheça os alimentos ricos em nutrientes que protegem os cinco sentidos:

  • Audição: salmão, sardinha, atum, linhaça, azeite e noz.
  • Visão: caju, brócolis, ovo, cenoura, batata-doce, fígado e espinafre.
  • Olfato: carne de gado e de frango, ostra, castanha e noz.
  • Paladar: laranja, banana, maçã, pera, ameixa e mamão.
  • Tato: abóbora, cenoura, batata-doce e manga.

Informações: nutróloga Luciana Carneiro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia.

Dicas de Saúde


Comer bem, fazer exercícios e espantar o estresse são essenciais para uma boa saúde

Alimentar-se bem e praticar exercícios físicos são dois hábitos que, comprovadamente, fazem bem à saúde. Mas, como não há uma receita universal para manter a saúde 100% em dia, especialistas aconselham unir esses dois hábitos a outras práticas igualmente saudáveis.

Confira abaixo algumas dicas dadas por estudiosos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo):

  • Alimente-se bem
    Comer alimentos saudáveis nas refeições ajuda não somente a emagrecer, mas a diminuir as taxas de colesterol, de triglicérides (gordura) e de açúcar no sangue.
  • Durma melhor
    A falta de sono pode aumentar a produção de hormônios do estresse. Dormir pouco causa ainda mau humor e engorda. A obesidade também é inimiga da noite bem dormida, já que causa ronco e apneia (suspensão da respiração durante o sono).
  • Faça exercícios
    Praticar uma atividade física ajuda a emagrecer, aumenta a força e o tônus muscular, melhora a capacidade respiratória e o condicionamento físico.
  • Diga não ao estresse
    O estresse aumenta a produção de catecolaminas e cortisol que podem provocar depressão, aumento do colesterol, triglicérides e do açúcar no sangue.
  • Divirta-se
    O lazer está diretamente ligado ao prazer. Nos momentos em que passeamos, dançamos ou namoramos, estamos liberando serotonina, o hormônio do prazer, responsável pelo sorrisinho no rosto.